terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Erika Hilton nega contratação indevida de maquiadores com verba de gabinete na...

Erika Hilton nega contratação indevida de maquiadores com verba de gabinete na Câmara

Brasil – A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) se defendeu das acusações de ter contratado maquiadores pessoais com verba de gabinete e afirmou, nesta terça-feira (24), que os dois funcionários desempenham atividades como assessores parlamentares.

Erika argumentou que as funções diárias dos dois são voltadas às atividades de gabinete. Entre exemplos, a deputada cita atuação em comissões e audiências, ajuda para produzir relatórios, preparação de briefings, diálogo com a população e acompanhamento de agenda em Brasília e durante viagens.

A deputada também destacou que ambos são maquiadores, e que isso não impede desempenho de outras atividades do gabinete. Ela também afirma que a atuação não foi o que motivou a contratação de funcionários.

“O que eu tenho são dois secretários parlamentares que, todos os dias, estão comigo e me assessoram em comissões e audiências, ajudam a fazer relatórios, preparam meus briefings, dialogam diretamente com a população e prestam um serviço incrível me acompanhando nas minhas agendas em São Paulo, em Brasília, nos interiores e no exterior”, diz.

Entenda o caso

A resposta da deputada vem após matérias jornalísticas apontarem que a deputada tem dois maquiadores contratados com salário da Câmara. Índy Montiel e Ronaldo Hass, que costumam maquiar a parlamentar, possuem cargos de comissão.

Ronaldo aparece nos registros da Câmara desde maio de 2024. Em maio, ele recebeu R$ 9.678,22 bruto de salário. Já, Índy foi contrato em dezembro do ano passado e em maio recebeu R$ 2.126,59. Ambos compartilharam registros de maquiagens da deputada por redes sociais.

Eles somam ao total de 14 assistentes pagos pelo mandato da deputada. O cargo parlamentar permite que Erika contrate até 25 secretários.