sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início Justiça Justiça do Rio absolve sete acusados pelo incêndio que matou 10 jovens...

Justiça do Rio absolve sete acusados pelo incêndio que matou 10 jovens no Ninho do Urubu

A Justiça do Rio de Janeiro absolveu, nesta terça-feira (21/10), os sete réus acusados pelo incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, ocorrido em 2019. A tragédia deixou dez jovens atletas mortos — todos das categorias de base do clube, com idades entre 14 e 16 anos.

Os acusados respondiam pelos crimes de incêndio culposo e lesão corporal. A decisão foi assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros, da 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

Foram absolvidos Antonio Marcio Mongelli Garotti e Marcelo Maia, que exerciam funções administrativas no CT; Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Fabio Hilario da Silva e Weslley Gimenes, responsáveis pelos contêineres que serviam de alojamento aos adolescentes; e Edson Colman da Silva, contratado para realizar a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.

Inicialmente, 11 pessoas haviam sido denunciadas pelo Ministério Público, mas quatro delas já haviam sido absolvidas em fases anteriores do processo.

O incêndio ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2019, quando as chamas tomaram os contêineres usados como dormitórios para os jogadores da base. Segundo a perícia, o fogo começou em um aparelho de ar-condicionado e se espalhou rapidamente por causa do material inflamável utilizado no revestimento das estruturas.