Transferido para a Papudinha, Bolsonaro poderá fazer fisioterapia na cela

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na tarde desta quinta-feira (15) a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), conhecido como Papudinha.

Na decisão, Moraes autorizou que Bolsonaro realize sessões de fisioterapia dentro da unidade militar. Os atendimentos deverão ocorrer em dias e horários definidos pelos médicos, com prévio cadastramento do profissional e comunicação ao juízo.

O ministro também garantiu assistência médica 24 horas ao ex-presidente e determinou a instalação de grades de proteção e barras de apoio na cama, além da autorização para a instalação de equipamentos de fisioterapia, como esteira e bicicleta, conforme recomendação médica apresentada pela defesa.

“A instalação de grades de proteção e barras de apoio na cama e em outros locais das acomodações da custódia deverá ser providenciada a critério da Defesa”, afirmou Moraes, ao autorizar ainda a colocação de aparelhos para fisioterapia.

A Papudinha possui alojamentos destinados a presos — geralmente militares — e áreas de descanso para policiais em serviço. A última reforma do espaço destinado aos detentos ocorreu em 2020. Já os alojamentos dos policiais passaram por melhorias após o recebimento de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, em junho de 2025.