terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Alerta de risco de deslizamento: 30 cidades paulistas em atenção máxima

Alerta de risco de deslizamento: 30 cidades paulistas em atenção máxima

A Defesa Civil Estadual de São Paulo mantém 30 cidades em estado de atenção para risco de deslizamentos nesta segunda-feira (9). As cidades abrangem as regiões metropolitanas da capital e de Campinas, além do Litoral Norte e da Baixada Santista, áreas que registraram acúmulo de chuva superior a 70 milímetros (mm) desde sexta-feira (6) e que ainda enfrentam previsão de novas chuvas.

O alerta considera a combinação de fatores como áreas com encostas desprotegidas ou sem vegetação, histórico de movimentações de terra recentes e a proximidade de residências a essas áreas de risco.

O estado de São Paulo está sob alerta geral de chuvas intensas, com atenção especial para as regiões Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Nessas áreas, o risco de chuvas acima de 50mm é válido até o final da terça-feira (10).

O órgão ressalta que essas condições elevam o risco de desastres, exigindo ações preventivas imediatas, como a remoção de famílias para abrigos e o monitoramento constante por equipes de campo, seguindo os planos municipais de contingência.

No Guarujá, na Baixada Santista, medidas preventivas foram adotadas na semana passada, o que minimizou o impacto de deslizamentos que afetaram quatro residências.

Como identificar sinais de risco

Moradores de áreas mapeadas como de risco devem estar atentos a sinais de instabilidade, como:

  • Rachaduras no solo
  • Trincas em paredes
  • Inclinação de árvores ou postes
  • Estalos em encostas

Em caso de risco iminente, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Municípios em estado de atenção:

São Paulo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Santana de Parnaíba, Registro, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Jacareí, Lagoinha, Lorena, Redenção da Serra, São José dos Campos, São Sebastião, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, Iperó, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cordeirópolis, Indaiatuba, Jundiaí.

Com informações da assessoria