sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Início BRASIL “Posição é imutável”, diz Nikolas sobre pedido de impeachment de Toffoli

“Posição é imutável”, diz Nikolas sobre pedido de impeachment de Toffoli

Brasil – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que sua decisão de insistir no impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli é “imutável”, independentemente do posicionamento de aliados da direita. A informação foi revelada pela âncora Débora Bergamasco, no CNN 360°, que conversou com o parlamentar antes da transmissão do jornal.

A declaração de Nikolas Ferreira surge em um momento em que aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL) e pessoas ligadas ao PT (Partido dos Trabalhadores) estariam relutantes em avançar com o processo contra o ministro Dias Toffoli. Segundo a jornalista, enquanto há um movimento por moderação tanto da direita quanto da esquerda, o deputado mineiro está comprando essa briga publicamente.

Durante a conversa com a jornalista, Nikolas Ferreira rebateu o argumento utilizado por alguns de seus aliados da direita de que, caso Toffoli seja removido do cargo, o atual governo poderia indicar um nome ainda mais desfavorável aos interesses do grupo. “Como eu não vou apoiar a saída de alguém que está fazendo tudo o que o ministro faz? Se Lula indicar outro ministro, é o rito, tudo bem. Agora, se esse outro fizer bobagem, a gente tira também”, declarou o deputado.

Posição firme contra argumentos da direita

O parlamentar foi enfático ao afirmar que “não podemos deixar de fazer o certo só para impedir que Lula faça uma nomeação”. Esta declaração, segundo Bergamasco, enfraquece o argumento utilizado por parte da direita que evita o confronto com o ministro do STF para impedir uma nova indicação pelo atual governo.

A jornalista classificou o argumento como “pouco sólido”, destacando que a postura de Nikolas Ferreira representa uma ruptura com a estratégia de alguns setores da oposição que preferem evitar o embate direto com membros da Suprema Corte neste momento.