
As celebrações de Carnaval em boa parte do Brasil serão marcadas por calor e chuvas, em geral isoladas, que tendem a ocorrer mais na parte da tarde. Nas principais cidades onde os foliões se reúnem, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, a temperatura pode se elevar ao longo do dia, favorecendo pancadas de chuva localizadas, segundo a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Pode sim ter uma chuva mais isolada à tarde. Ao longo do dia, as temperaturas podem se elevar e aí, com a umidade, ter algumas chuvas isoladas durante a tarde. Mas em geral, o tempo é bom durante o dia inteiro”, explicou a meteorologista.
Alerta de tempestade e chuva intensa no Sul
A Região Sul, assim como o sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, enfrenta um “perigo potencial de tempestade”, de acordo com o Inmet. Uma faixa entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná tem “grande perigo de chuva”, com precipitações que podem ultrapassar 60 milímetros por hora e 100 milímetros por dia, pelo menos até este sábado (14).
No Rio Grande do Sul, a previsão aponta para um tempo mais estável, com chuvas mais prováveis na parte norte do estado, divisa com Santa Catarina. Em Porto Alegre, o tempo deve ficar mais aberto, favorecendo os festejos.
Norte e Nordeste: atenção a chuvas intensas e ventos fortes
Áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre estão sob risco de chuvas mais intensas, podendo chegar a 100 mm em um dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h. No litoral do Nordeste, com exceção da Bahia, há possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
O interior dos estados nordestinos e Minas Gerais devem registrar temperaturas mais elevadas. No norte de Minas, o tempo tende a ser mais estático e aberto.
Sudeste e Centro-Oeste: calor predomina
A Região Sudeste deve ter predominância de temperaturas elevadas e tempo mais aberto, sem chuva significativa. A meteorologista ressalta a importância da hidratação e do uso de roupas leves nessas condições. Em Brasília, o clima também será mais quente, em torno dos 30 graus, com possibilidade de chuvas isoladas.
Recomendações para quem busca natureza
Para quem prefere a natureza à folia, a meteorologista Lady Custódio recomenda atenção redobrada à previsão do tempo. Em caso de previsão de chuva, é aconselhável evitar matas e cachoeiras. A Defesa Civil e os institutos de meteorologia devem ser consultados para orientações sobre alagamentos. Em situações de chuva forte, trovoadas e raios, é preciso evitar áreas abertas e não se abrigar sob árvores ou postes de energia.
Com informações da Agência Brasil






