terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Início AMAZONAS Governo do Amazonas oferece suporte psicológico a vítimas e familiares do naufrágio...

Governo do Amazonas oferece suporte psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

O Governo do Amazonas está prestando suporte psicológico a sobreviventes e familiares das vítimas e desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira (13), no Encontro das Águas. A iniciativa é uma colaboração entre as Secretarias de Estado de Saúde (SES-AM) e de Assistência Social e Erradicação da Pobreza (Seas).

Para aqueles que necessitam de apoio, o contato pode ser feito pelo telefone (92) 99489 8454. Na capital, o atendimento psicológico está disponível no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). No interior, especialmente em Nova Olinda do Norte, o serviço é oferecido por telessaúde, através do programa Saúde AM Digital.

Profissionais preparados para acolhimento

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ambos os serviços contam com psicólogos e psiquiatras qualificados para acolher e tratar os necessitados. A SES-AM já atendeu cinco sobreviventes em unidades de saúde na capital, que receberam alta médica com orientação para acompanhamento, se necessário.

Seas realiza encaminhamento e atua como ponto de referência

A secretária de Estado de Assistência Social, Kelly Patrícia, informou que a Seas está direcionando as famílias para os serviços de atendimento psicológico. O contato pode ser feito pelo telefone ou diretamente no container da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), localizado no porto de Manaus, que funciona como um ponto de referência para as famílias afetadas.

“A gente está fazendo uma base integrada, inclusive com o vice-prefeito de Novo Olinda, Cristian Martins, que é secretário municipal de Saúde, que também tem dado todas as informações das pessoas que estão indo para Novo Olinda e de quem está vindo para Manaus a procura de informação. A Seas está fazendo o primeiro atendimento para entender a necessidade de acompanhamento junto à Secretaria de Estado de Saúde”, explicou Kelly Patrícia.

Importância do suporte pós-trauma

A secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Menezes, ressaltou a relevância do acolhimento e acompanhamento psicológico após eventos traumáticos como o naufrágio. Ela explicou que, em situações de catástrofe, sobreviventes podem desenvolver transtornos como fobias, ansiedade e depressão.

A estrutura de suporte na capital inclui psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais no Centro de Saúde Mental. No interior, a telessaúde do programa Saúde AM Digital oferecerá suporte nas especialidades de psiquiatria e psicologia. O contato para assistência é pelo número 99489-8454.

Com informações da Agência Amazonas de Notícias