sábado, 24 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Moraes determina que PF inclua nome de blogueiro bolsonarista na lista de...

Moraes determina que PF inclua nome de blogueiro bolsonarista na lista de procurados da Interpol

BRASIL – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) inclua o nome do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio na lista de difusão vermelha da Interpol, visando facilitar sua localização para fins de extradição.

Eustáquio é alvo de diversos inquéritos que apuram os atos que resultaram nos atentados golpistas do dia 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Ele já havia sido preso em 2020 também por envolvimento em atos de cunho golpista e deixou o país após as eleições do ano passado. Em dezembro, a PF solicitou uma nova prisão de Oswaldo Eustáquio por envolvimento em atos antidemocráticos e de caráter golpista que visavam impedir a posse do presidente luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo G1, os advogados Ricardo Freire Vasconcellos e Levi de Andrade questionam a inclusão do bolsonarista na lista vermelha da Interpol com base no artigo 3 do órgão internacional, que veda a adição de nomes por “perseguição política”.

“Oswaldo é um refugiado político por perseguição ilegal perante a nação paraguaia, fato evidente neste caso pois um dos supostos crimes seria atentado violento ao estado democrático de direito, delito que não é reconhecido internacionalmente e não tem validade perante a ausência de reciprocidade”, disseram os advogados em nota, de acordo com a reportagem.

“Vale ressaltar que o pedido é inócuo, pois é público que Oswaldo Eustáquio pediu proteção política ao governo do Paraguai e hoje é oficialmente um refugiado. Qualquer ação contra ele seria flagrante mau uso de dinheiro público em âmbito internacional e viola o tratado entre o Brasil e o Paraguai”, afirmaram em outro trecho do texto.