58% dos participantes da pesquisa Quaest afirmam que Lula não deveria se candidatar novamente

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (13) revela que 58% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria buscar a reeleição em 2026, enquanto 40% defendem sua candidatura. O levantamento, realizado entre 25 e 29 de setembro com 2 mil pessoas acima de 16 anos, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Quando questionados sobre um possível candidato forte contra Lula, 49% afirmaram não saber quem poderia ser, caso Jair Bolsonaro (PL) não concorra. Para 15%, o coach Pablo Marçal seria a opção mais viável; 13% apontam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e 12% mencionam Michelle Bolsonaro. Os governadores Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União) têm 4% cada, enquanto Romeu Zema (Novo) aparece com 3%.

Em um cenário hipotético de eleição entre Lula, Marçal e Tarcísio, 32% votariam em Lula, 18% em Marçal e 15% em Tarcísio. Neste cenário, 18% dos entrevistados se declararam indecisos, e votos brancos, nulos ou aqueles que não votariam também somam 18%.