Incoerência: delegado Pablo homenageia indígenas enquanto trabalha a favor do garimpo

AMAZONAS – No último dia 19, conhecido como Dia dos Povos Indígenas, o deputado federal Pablo Oliva, conhecido como delegado Pablo usou suas redes sociais para homenagear os povos originários pela data.

Em um post no facebook, Pablo afirmou que os indígenas estão “na cultura, na história e, principalmente, no sangue do Brasil”.

Ao contrário do discurso, o delegado usa seu mandato na Câmara Federal contra os povos indígenas. Em 2019, seu primeiro ano no Congresso, Pablo se juntou à bancada ruralista na Frente em “Defesa” da Amazônia, cujo principal objetivo é liberar o mineração em áreas de conservação ambiental.

Em março de 2022, Oliva foi um dos votos favoráveis ao requerimento para tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 191/20, cujo foco também é a mineração em terras indígenas.

Inúmeras são as lideranças indígenas contrárias ao tema e dia após dia são denunciados esquemas ilegais de garimpo na Amazônia, cujas consequências catastróficas atingem imediatamente a natureza e as populações ancestrais que habitam esse território.

Como pode se ver, a coerência parece não ser o forte do delegado.