Colaboradores da FPFtech e WIT passam por capacitação de inovação aberta

A incubadora tecnológica WIT, coordenada pela FPFtech (Fundação Desembargador Paulo Feitoza), iniciou sua participação no programa Amazônia + Inovadora, recebendo capacitação em open inovation. O treinamento tem a duração de dez meses e busca incentivar institutos, empresas e startups na criação de uma rede para impulsionar a inovação aberta na Amazônia.

Com essa participação, a FPFtech busca fortalecer ainda mais a atuação da incubadora WIT e ampliar o alcance das práticas inovadoras. Para isso, os colaboradores integrantes da iniciativa vão passar por aulas online semanais, visitas de colaboração, sessões de mentoria e estudos dirigidos. O conteúdo da capacitação, que será executada pelo grupo ICTS (Instituto Centro de Tecnologia de Software) com apoio da Venture Hub, será direcionado para o compartilhamento de diferentes modelos de colaboração entre empresas, srtartups e ICTs.

Os escolhidos para a capacitação online representam os setores jurídico, a incubadora WIT, o setor de negócios e design. A iniciativa visa aprimorar a atuação da FPFtech em relação à inovação aberta, que também deve ser um dos pilares da WIT no trabalho realizado com as startups incubadas. Em quatro etapas, os participantes vão poder se conectar com diferentes atores do ecossistema de inovação da região amazônica.

De acordo com o coordenador da incubadora WIT, Rafael Teodósio, inovação aberta é um conceito comumente aplicado por grandes empresas que buscam inovar em seus processos e abrem seus desafios para o mercado, recebendo soluções de startups e outras entidades.

“A qualificação em open inovation promete trazer benefícios significativos para a FPFtech, assim como para todas as empresas e entidades envolvidas no edital Amazônia + Inovadora. A expectativa é de que a incubadora WIT possa potencializar ainda mais suas ações de inovação, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico não só do Estado, mas de toda a região amazônica”, ressaltou Teodósio.

O Amazônia + Inovadora faz parte do Empreende + Amazônia, iniciativa que engloba ao todo cinco projetos que atuam nas diferentes etapas de maturidade de empreendedorismo e inovação, atendendo públicos diversos com ações voltadas a professores e mulheres empreendedoras, por exemplo. A escolha da FPFtech como uma das participantes da capacitação ocorreu por meio de chamada pública do PPEI (Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador), coordenado pela Softex.