Lula critica oposição e fala em fake news ‘todo dia’ após polêmica sobre Pix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusou adversários políticos de disseminarem mentiras e fake news de forma recorrente. A declaração foi feita nesta sexta-feira (16), durante uma cerimônia no Rio de Janeiro.

Ao comentar o impacto das redes sociais no debate público, Lula afirmou que conteúdos sem fundamento costumam alcançar mais engajamento do que informações técnicas ou sérias. Em seguida, citou diretamente Bolsonaro como exemplo.

“É preciso enfrentar esse debate e não se acovardar diante das mentiras e fake news que essa gente espalha todo santo dia. Eu não conheço ninguém que ensina uma coisa séria e tenha 4 milhões de seguidores. Mas, se estiver falando bobagem, pode chegar a 20 milhões. O Bolsonaro tinha 30 milhões”, declarou.

A fala ocorre três dias após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) publicar um vídeo nas redes sociais em que afirma que o governo teria retomado, “de forma escondida”, uma norma que permitiria o monitoramento de transações via Pix. A publicação viralizou, somando milhões de visualizações, mais de 100 mil comentários e cerca de 1 milhão de compartilhamentos.