VÍDEO: Fila na UBS de Manaus revolta pacientes que enfrentam falta de insumos e atendimento precário

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um rapaz indignado com o atendimento precário em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Manaus. No registro, ele relata que mais de 20 pessoas aguardavam na fila da farmácia da unidade para retirar medicamentos e insumos, como fitas de glicemia, mas foram informadas pela funcionária responsável que “não daria para atender, pois ela só atende até as 17h”. Mesmo diante da demanda e da urgência, a funcionária encerrou o atendimento antes do horário oficial, deixando os pacientes sem solução.

O vídeo expõe a realidade de abandono e descaso enfrentada pela população que depende do serviço público de saúde. O rapaz, visivelmente frustrado, afirma que muitas pessoas tinham visitado outras UBS antes, mas também foram informadas de que não havia fitas de glicemia disponíveis, sendo redirecionadas para a unidade onde novamente encontraram falta de atendimento.

Comportamento questionado

Segundo o relato, a funcionária da farmácia deixou o local às 17h14 e permaneceu dentro de um carro no estacionamento. Após a saída de uma viatura da polícia que havia sido acionada, ela voltou ao prédio por alguns minutos, apenas para realizar atividades internas, e então saiu definitivamente às 17h39. “Dava para atender quem estava lá, mas ela escolheu não fazer isso”, afirmou o autor do vídeo.